Search
  • Juliano

Cerveja puro malte ou puro marketing?

Cervejas puro malte têm melhor qualidade que outras cervejas?

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer o que é malte. Malte pode ser feito com diversos grãos como cevada, trigo, centeio aveia e até mesmo o difamado milho, embora não seja prática comum, por não ter sentido prático.


O processo de malteação consiste em umidificar os grãos para dar início à germinação e então interrompê-la aquecendo-se os grãos. Durante a germinação, são criadas diversas enzimas que serão necessárias posteriormente para transformar o amido dos grãos nos açúcares que serão fermentados para produzir a cerveja. Assim, em resumo, malte nada mais é que o grão parcialmente germinado e seco.


Há muitas pessoas que atribuem maior qualidade às cervejas que usam apenas malte como fonte dos açúcares a serem fermentados, talvez em contraposição às cervejas mais populares que considerem de menor qualidade e que usam cereais não maltados, como milho e arroz. No entanto, isso não poderia estar mais distante da realidade. Há péssimas cervejas puro malte e inúmeras outras excelentes cervejas que não são puro malte.


Um destaque especial para as cervejas belgas. Coisa mais rara do mundo é encontrar uma puro malte por aquelas bandas. É prática comum a adição de açúcar de cana ou beterraba ou candy syrup, para se atingir teores alcoólicos mais elevados sem aumentar o corpo da cerveja, trigo não maltado nas witbier para acrescentar refrescância e especiarias diversas.


Também é prática comum nas cervejas escuras a adição de cevada torrada não maltada, para adicionar cor e proporcionar um final seco. Há também o caso da adição de aveia não maltada em muitas cervejas inglesas e americanas, para dar corpo arredondado.


Enfim, o que não falta é exemplo de excelentes cervejas que não são puro malte.


A fama das puro malte é mais uma ação de marketing, acredito até que bem intencionada, e de aparecimento natural como forma de distinguir as cervejas artesanais ou especiais das cervejas de massa.


O importante é saber identificar isso e ter claro que ser ou não ser puro malte está longe de ser sinônimo de qualidade ou defeito. E o principal, se você gosta da cerveja, tanto faz ela ser ou não puro malte. Abra uma e aproveite!

3 views

© 2017 - 2020 Cervejaria Carcamanos